Líderes do TRC discutem recuperação tarifária no CONET de Natal

Na tarde doa dia 01/02/2018 , líderes e empresários do Transporte Rodoviário de Cargas reuniram-se em Natal para debater assuntos de grande importância para o setor.

O CONET (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado) tornou-se um evento tradicional do TRC, aguardado pela categoria por conta dos direcionamentos relacionados ao frete. Esta edição é uma realização da NTC&Logística e tem como entidade anfitriã o SETCERN e apoio do SINDICAPI, SETCEMA, SETCARCE e SETCEPE. A organização é da DBA&C Associados. 
 Logo no início do evento, o mestre de cerimônia convidou para compor a mesa principal o presidente da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, o vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, o presidente do SETCERN, Sebastião Segundo Dantas , o presidente da ABTC, Pedro Lopes, a coordenador da COMJOVEM Nacional, Ana Carolina Jarrouge, a secretária de mobilidade urbana de Natal, Elequicina Santos, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte, Marcelo Montenegro.

Sebastião Segundo Dantas  deu as boas-vindas a todos e agradeceu o presidente da NTC, José Hélio Fernandes, por ter levado o CONET a Natal. “Desejo que todos possam aproveitar ao máximo o conteúdo do evento e a cidade”. Em seguida, José Hélio deixou sua mensagem.

“Estamos em um momento de retomada da economia, o que é muito bom para o setor. Por outro lado, o cenário político inspira cuidado e ansiedade porque não temos ideia do que irá acontecer este ano”. E falou sobre o papel do setor e dos empresários. “O setor tem que se unir e ter um posicionamento forte para enfrentar a situação atual e chegar em 2019 com mais fôlego”. 

Sobre a questão tarifária, José Hélio foi enfático. “Existe uma necessidade latente em reequilibrar as tarifas do transporte. Por isso, peço o compromisso de todos vocês para unificar o discurso nas bases para que não haja divergência entre os sindicatos. E, assim, ganharmos mais força”. 

Urubatan Helou, vice-presidente da NTC, lembrou que nos oito CONETs realizados na gestão de José Hélio nunca se falou em reajuste e tarifa e sim em correção da defasagem. “O papel das entidades é orientar. E cabe às empresas negociar e argumentar com seus clientes. Dessa forma, o mercado irá absorver melhores tarifas”. 

O presidente da FETCESP e da seção de cargas da CNT, Flávio Benatti, ressaltou o objetivo do CONET e deu exemplos recentes. “O CONET é o local ideal para qualquer tipo de discussão do TRC. Prova disso foi o posicionamento do setor na Reforma Trabalhista, apresentando suas propostas levantadas no CONET de Bento Gonçalves”. 

O superintendente da Polícia Federal do Rio Grande do Norte, Marcelo Montenegro, reconheceu a importância do setor para a economia brasileira e falou sobre os esforços para combater o roubo de cargas na região.

Representando o prefeito de Natal, a secretária de mobilidade urbana da cidade, Elequicina Santos, agradeceu pelo evento estar acontecendo em sua cidade e desejou que fosse uma boa discussão para os pleitos do setor.

Finalizados os discursos de abertura, foi a vez da secretária do CONET e assessoria jurídica da NTC, Gildete Menezes, dividir com os participantes o Relatório de Providências do CONET/2017 (Rio de Janeiro), mostrando o trabalho realizado durante e após o evento, em diversas frentes.

 

 

Alexandre Rocha

Pai da Lívia e apaixonado pelo mar. Pratico SUP, surf e parcimônia. Trabalho com marketing. Estudo dados para gerar inteligência em negócios.

https://www.agenciarocha.com
Anterior
Anterior

CONET & INTERSINDICAL

Próximo
Próximo

SEST SENAT oferta vagas do projeto Escola de Motoristas